Foto: Reprodução/Redes sociais.
Segundo a versão australiana do portal Yahoo!, o recorde da jovem foi estabelecido no Aberto Internacional do Cubo Rubik (Rubik’s Cube International Open) em Cingapura, em setembro deste ano. O evento foi organizado pela Associação Mundial de Cubo (World Cube Association).
Cao Qixian, que nasceu na província chinesa de Jiangsu, começou a brincar com o cubo de Rubik quando tinha apenas 3 anos, inspirada por um primo que lhe ensinou a arte de resolver o brinquedo no menor tempo possível. No entanto, depois de cerca de um ano, a menina ficou tão boa que seu primo não tinha mais nada para lhe ensinar e seus pais lhe arranjaram um treinador.
A menina gostava tanto de resolver o cubo de Rubik o mais rápido possível que chegava a praticar de duas a três horas por dia, e seu tempo melhorava cada vez mais. No entanto, chegou um momento em ela ficou “presa no tempo”.
“Ela ficou três meses agarrada nos 12 segundos, enquanto tentava acelerar e chegar aos 10 segundos. Ela praticava muito, mas não fazia nenhum progresso e quase desistiu”, conta a mãe da jovem, Cao Qian, citada pelo site americano Oddity Central.
Para motivá-la e ajudá-la a superar esse obstáculo, a família também começou a praticar e participar de competições para adultos. Mas ninguém imaginava que a chinesa de 6 anos seria recordista mundial, tornando-se a primeira mulher a resolver o cubo de Rubik 3x3x3 em menos de seis segundos, na categoria “média”.
Apesar de o tempo médio de Cao Qixian ser de 5,97 segundos, ela tem como melhor marca pessoal (categoria “single”) a resolução do cubo 3x3x3 em apenas 5,18 segundos.
Como explica o Oddity Central, na categoria “média”, os participantes têm cinco tentativas, sendo ignoradas as atuações mais rápidas e mais lentas, sendo o resultado oficial obtido pela mediana das outras três resoluções. Na categoria “single”, é considerado uma única tentativa por competidor.
TrendsBR