Em dezembro de 2010, Satoshi Nakamoto decidiu desaparecer. Considerado o criador anônimo do Bitcoin, Sakamoto parou de operar sua carteira digital. Desde então não ouvimos mais nada sobre ele, e seu pseudônimo se tornou uma espécie de mito dentro do setor de criptomoedas. Mas 2024 começou com uma mudança. Cerca de 13 anos depois, a carteira digital de Satoshi Nakamoto, Genesis, está ativa novamente.
Genesis recebeu dinheiro novamente. Este é o nome da primeira carteira criada na rede Bitcoin. A conta, obviamente, pertence a Nakamoto, cuja verdadeira identidade ainda hoje permanece um mistério.
Ou foi o próprio Satoshi quem movimentou ou foi alguém quer chamar a atenção. Conor Grogan, chefe da Coinbase, resume bem: “Ou Satoshi acordou, comprou 27 bitcoins da Binance e os depositou em sua carteira, ou alguém simplesmente queimou um milhão de dólares”. Este movimento em grande escala tem poucas explicações possíveis. Ou é o próprio Satoshi quem quer depositar mais dinheiro em sua conta ou é alguém que queria chamar a atenção e deu mais de um milhão de dólares ao criador original da criptomoeda.
Para realizar esta transação, quem enviou o dinheiro pagou mais de US$ 100 em taxas, um pouco acima da média. Além disso, ainda não se sabe se Nakamoto ainda tem acesso a essa conta.
O patrimônio líquido de Satoshi, porém, é estimado muito mais alto. A conta Genesis é apenas a original do criador do Bitcoin, mas estima-se que os ativos do criador do Bitcoin sejam muito maiores. Segundo a Forbes, Satoshi teria mais de 1 milhão de Bitcoins em sua posse, o que equivaleria a cerca de US$ 50 bilhões, uma quantia alta o suficiente para colocá-lo entre as 25 pessoas mais ricas do mundo. Seja ele mesmo ou alguém que apenas quisesse chamar a atenção, o fato é que criador do Bitcoin mais uma vez voltou aos holofotes.
IGN Brasil