Hoje (19) de janeiro estão abertas as inscrições para o chamado “Enem dos concursos”. Trata-se do Concurso Nacional Unificado que visa preencher 6.6 mil vagas em 21 órgãos públicos federais. O candidato poderá optar por concorrer em um dos oito blocos de atuação, desde que atenda aos critérios estabelecidos.
O que é o “Enem dos concursos”?
O “Enem dos concursos” foi idealizado com o intuito de ocupar os postos vagos existentes nos órgãos públicos federais. A semelhança com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) reside no fato de que a nota obtida em uma única prova poderá ser usada para o ingresso em diferentes órgãos. Já para o Enem tradicional, a nota do exame é utilizada para o ingresso em universidades, seja pública ou privada.
Quais são os blocos de atuação disponíveis?
As oportunidades são divididas em oito blocos de atuação e conhecimento, sendo eles:
1. Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
3. Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
5. Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
7. Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
Quem pode participar do “Enem dos concursos”?
Existem dois requisitos principais para participação no Enem dos concursos, que dependem do nível de escolaridade exigido para cada cargo:
1. Para os cargos de nível superior, é necessário ter formação e habilitação em um dos cursos citados pelo edital na data de admissão do cargo;
2. Para os cargos de nível médio, é necessário ter concluído o ensino médio na data de admissão do cargo.
Além desses requisitos, o candidato deverá passar por três etapas eliminatórias e obrigatórias para conseguir o cargo desejado, que envolvem exame de habilidades e conhecimentos, perícia médica e procedimento para verificação de condição declarada para concorrer às vagas reservadas.
Como fazer a inscrição para o “Enem dos Concursos?”
As candidaturas para o “Enem dos Concursos” podem ser realizadas entre os dias 19 de janeiro e 2 de fevereiro. A taxa de inscrição para cargos de nível médio é de R$ 60, enquanto para os cargos de nível superior a taxa é de R$ 90. Candidatos inscritos no Cadastro Único do Governo Federal têm direito a isenção no concurso.
Para se inscrever, o interessado deve acessar o portal do Concurso Público Unificado, clicar em “Inscrição” e fazer login pelo portal Gov.br. Quem tiver direito a isenção deverá se inscrever entre os dias 19 e 26 de janeiro.
Seja qual for a sua escolha, prepare-se e boa sorte!