Créditos: Alpgiray Kelem/istock
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa a quinta posição no mundo em incidência de diabetes, uma condição de saúde que pode se manifestar de forma silenciosa, muitas vezes sem apresentar sintomas nos estágios iniciais. Assim, a detecção da doença frequentemente ocorre por meio de exames de sangue que revelam níveis anormais de açúcar ou quando complicações graves surgem. Por isso, é crucial estar atento a mínimas alterações no corpo.
1) Alteração no paladar: Pessoas com diabetes têm maior probabilidade de desenvolver disgeusia, um distúrbio que modifica a percepção do paladar, resultando em sabores ruins na boca.
3) Manchas escuras: Manchas escuras na nuca, axila, pescoço ou virilha, conhecidas como acantose nigricante, são um sinal de resistência à insulina e podem indicar o desenvolvimento do diabetes.
5) Sensações anormais nos pés: Um sintoma menos conhecido do diabetes é a sensação estranha, semelhante a formigamento elétrico, nos pés, presente em 10% a 20% dos pacientes.
7) Disfunção erétil: Homens com diabetes mal controlado podem enfrentar disfunção erétil devido ao impacto negativo do alto nível de glicose nos vasos sanguíneos e nervos genitais.
O diagnóstico precoce é crucial para o tratamento adequado do diabetes e para evitar complicações futuras. Portanto, diante de qualquer desses sintomas, buscar ajuda médica é fundamental.
Com informações Catraca Livre