A 1º Companhia do 28º BPM/I, sediada em Andradina, implementou nesta quinta-feira, dia 08, a modalidade de policiamento denominada RPM – Radiopatrulhamento com Motocicletas.
O objetivo das equipes, além de apoiar o policiamento de área e de Força Tática no atendimento de ocorrências, será o de fiscalizar os motociclistas da cidade, notadamente aqueles que modificam as características originais de suas motocicletas, instalando escapamentos fora dos padrões de fábrica, que causam a produção de ruído excessivo, além de outras infrações específicas, como transitar em alta velocidade nas principais vias e avenidas da cidade, realização de manobras perigosas, não observância do semáforo vermelho e estacionamento em locais e horários não permitidos pela sinalização.
Segundo o Capitão Diogo, comandante da Companhia, as reclamações dos munícipes quanto a estas infrações eram recorrentes, e a criação da RPM deverá inibir os excessos já mencionados, em ações ostensivas, preventivas e corretivas, a fim de manter a cidade ordeira e pacífica.
Nas grandes cidades a complexidade do trânsito impacta na rapidez do atendimento. Nelas, também, a baixa velocidade de deslocamento, provocada pelo excesso de veículos favorece a ocorrência de delitos cujo modus operandi tem a motocicleta como meio de transporte.
Para prevenir estes eventos, a Polícia Militar criou o programa de policiamento com motocicletas que, com base na inteligência policial, é empregada principalmente nos grandes corredores de trânsito dos municípios mais populosos, bem como nas áreas de interesse de segurança pública dos municípios do estado, segunda a análise e o estudo das variáveis indicadoras de criminalidade e outras, como reportagens veiculadas na imprensa e informações obtidas junto à comunidade, de tal forma que reforce a sensação de segurança e otimize a ação preventiva.