Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP.
Segundo o mais recente levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta uma deterioração em sua avaliação. Comparando com março de 2023, a aprovação à gestão federal diminuiu e a desaprovação cresceu em fevereiro deste ano.
Por outro lado, a desaprovação ao governo Lula atingiu 47%, representando um aumento de 9,8 pontos percentuais em relação aos 38% registrados em março de 2023. Aqueles que não souberam ou não responderam foram 4,1% neste ano e 7,6% em 2023.
Os dados indicam que a região Nordeste continua sendo o principal reduto de apoio a Lula, com 59,9% de aprovação entre os entrevistados da região, enquanto 37,2% desaprovam. A região Sul apresenta os menores índices de aprovação (38,2%) e os maiores de desaprovação (57,7%).
Quando questionados sobre as falhas do governo Lula, 41,1% dos entrevistados citaram ao menos uma delas. As mais frequentemente mencionadas foram “aumento de impostos”, “falta de combate à corrupção” e “excesso de gastos e viagens”.
Quanto à dificuldade de encontrar emprego formal, a opinião está dividida: 29,7% consideram mais fácil, 31% acham que está igual e 29,2% acreditam que está mais difícil.
O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2026 eleitores em 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 24 e 28 de janeiro, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e uma taxa de confiança de 95%.
Com informações da VEJA.