Comer esses alimentos pode aumentar o risco de emergências que podem ser fatais, como ataques cardíacos e derrames
Existem vários fatores potenciais que podem aumentar o risco de colesterol alto. Isso inclui a genética e também os alimentos que você consome.
A dieta pode fornecer diferentes tipos de gorduras, como saturadas, insaturadas e trans.
As gorduras saturadas, encontradas principalmente em alimentos de origem animal e produtos processados, podem aumentar os níveis de colesterol LDL (ruim) no sangue, aumentando assim o risco de aterosclerose e doenças cardiovasculares.
Esse tipo de gordura pode bloquear os receptores no fígado que retiram o colesterol do sangue e o decompõem.
Com menos colesterol sendo decomposto, ele pode se acumular e resultar em complicações.
Alimentos ricos em gorduras saturadas que aumentam o colesterol ruim
- carnes gordurosas e processadas
- queijos
- cremes e manteiga
- bolos prontos
- biscoitos
- doces
- comida pronta para viagem
Quem tem colesterol alto pode comer o quê?
Alimentos ricos em fibra
Alimentos ricos em fibras solúveis, como aveia, feijão, frutas, vegetais e grãos integrais, podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol LDL no sangue.
As fibras solúveis agem como uma esponja, absorvendo o colesterol no trato digestivo e ajudando a eliminá-lo do corpo antes que seja absorvido na corrente sanguínea.
Ácidos graxos Ômega-3
Ácidos graxos ômega-3, encontrados em peixes gordurosos como salmão, sardinha e atum, bem como em sementes de linhaça, chia e nozes, têm efeitos benéficos na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol LDL.
Alimentos fortificados com fitoesteróis
Alimentos fortificados com fitoesteróis, como certos tipos de margarina, podem ajudar a reduzir a absorção de colesterol no intestino, o que pode levar a níveis mais baixos de colesterol LDL.
Frutas e vegetais são naturalmente livres de colesterol e ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes que promovem a saúde cardiovascular.