Aviso chama atenção para a possibilidade de chuva volumosa, vento intenso e queda de granizo na região
O aviso de perigo abrange os municípios de Aceguá, Arroio Grande, Chuí, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. O órgão chama atenção para a possibilidade de chuva volumosa, entre 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia, na região.
Os valores são preocupantes porque, em alguns locais, o volume esperado para o dia se aproxima da média climatológica para todo o mês. Em Santa Vitória do Palmar, por exemplo, dados do Inmet mostram que é normal chover 119,2 milímetros em maio. Já em Rio Grande, essa média é mais baixa: 112 milímetros.
Além disso, há chances de rajadas de vento intensa, podendo chegar aos 100km/h. O Inmet também sinaliza risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O órgão recomenda que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores e nem estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.
A ponta sul do Estado foi a menos afetada pelos temporais que iniciaram na semana passada. No resto do Rio Grande do Sul, a estimativa é que mais de 300 municípios e 420 mil gaúchos tenham sido impactados pela chuva e pelas enchentes.