Números assustam: OMS revela que mais de 80% dos casos de dengue do mundo se concentram no Brasil

Vinícius Schmidt/Metrópoles

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil concentra a maioria esmagadora dos casos de dengue em todo o mundo neste ano. Impressionantes 82% dos casos globais estão registrados no país.

Até o dia 27, foram identificados 7,67 milhões de casos suspeitos da doença, dos quais 3,57 milhões foram confirmados. Dentre esses números, 6,3 milhões de suspeitas e 3,04 milhões de confirmações ocorreram no Brasil.

A gravidade da situação é evidente: 77,3% das 3.680 mortes globais por dengue e 82,3% dos 16.242 casos graves aconteceram em solo brasileiro. A OMS ressalta que muitos países ainda carecem de mecanismos eficientes de diagnóstico e registro, o que pode subestimar o impacto real da doença no cenário mundial.

Nos últimos cinco anos, houve um alarmante aumento nos casos de dengue, especialmente nas Américas. Até abril de 2024, os registros ultrapassaram 7 milhões, superando os 4,6 milhões de 2023. Esse crescimento é três vezes maior do que no mesmo período do ano anterior, agravando o problema de saúde.

A OMS enfatiza a necessidade de uma “vigilância robusta da dengue em tempo real” e a implementação de “intervenções eficazes de controle de vetores”. As estratégias de controle devem focar em áreas com risco de contato humano-vetor, como residências, escolas e hospitais.

Além disso, a vacinação é recomendada como parte integrante desse esforço, com destaque para a vacina TAK-003, indicada para crianças de 6 a 16 anos em regiões de alta disseminação da doença.

Receba Informações na Palma da Sua Mão