CASTILHO – Algumas cidades ao redor do mundo sempre foram divididas por muros, cercas e até rios. Já Castilho, próxima de completar 71 anos de emancipação Político Administrativa, estava literalmente dividida pela estrada de ferro. “A chamada parte cima e parte de baixo da linha”.
Com apenas três passagens de nível (cruzamentos entre ruas e a malha ferroviária), a região do bairro Laranjeiras era desvalorizada justamente pelas dificuldades de acesso. Porém, agora a Administração não só melhorou a mobilidade urbana, como fez abertura de todos pontos possíveis unindo o bairro Laranjeiras a toda cidade.
Mais do que valorizar essa outra parte da cidade, o Governo Municipal promoveu a integração social, o que também valoriza os imóveis das imediações. Um dos locais beneficiados foi a rua Youssef Neif Kassab que cortava todo centro da cidade e “morria” na linha do trem. Agora, com as melhorias no local é possível atravessar tranquilamente de carro, moto, caminhão ou a pé acessando a rua Júlio Honório Alves que é a continuidade da dr. Youssef.
A outra abertura que trará maior relevância é da avenida Samira Zhar com a rua Getúlio Giareta. As duas se cruzam, mas até então paravam na estrada de Ferro. Para acessar a continuidade de alguma delas era preciso fazer uma volta superior a meio quilômetro. Agora estão integradas e com acesso livre.
No final da avenida Samira Zhar está a capela Bom Jesus da Lapa. Nas procissões ligando a capela até a igreja Matriz, a comunidade católica precisava fazer o desvio pela rua Manoel Ribeiro. Com a nova mobilidade, o trajeto será mais curto e de menos transtorno no trânsito.
Destaca-se ainda a melhoria ao redor da estação ferroviária que corta a avenida Getúlio Vargas. Mesmo a pé, de bicicleta ou com carrinho de bebê a população tinha dificuldades com acessibilidade do local. Mas agora a realidade é outra. É possível fazer a devida travessia com mais segurança e conforto. Até iluminação está sendo instalada para trazer segurança no período noturno.
Para a Administração, as mudanças provocam uma revolução no trânsito castilhense . Mas alerta aos usuários das vias públicas que se mantenham atentos durante as travessias. Os locais foram devidamente sinalizados para evitar incidentes e acidentes.
CÓDIGO DE TRÂNSITO – Todas a passagens regulares são sinalizadas de acordo com as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9503/97), os trens têm preferência de passagem sobre os demais veículos. Além disso, o ato de deixar de parar o veículo antes de atravessar a linha férrea é considerado como uma infração gravíssima, sujeita a aplicação de multa. Por isso os motoristas e também os pedestres devem parar, olhar e escutar antes de atravessar a via férrea.