Grupo de amigos se uniram para fundar a Colônia Paraguaia em Três Lagoas, com objetivo de manter as tradições da fronteira sul-mato-grossense e Pantanal e divulgar a cultura no município.
Em busca de maiores informações. nossa equipe de reportagem visitou o casal Orcidio Ortega e Maria Aparecida Gonçalves, para conhecer mais detalhes sobre a fundação da Colônia Paraguaia em solo três-lagoense.
Antes, vamos apresentar o casal que nos recepcionou em sua residência no bairro Nova Americana, local onde ocorreu o evento oficial de inauguração da Colônia, que já nasceu forte, tendo 24 membros na diretoria e, inicialmente mais de 70 filiados.
Ortega é filho de Bela Vista e Maria Aparecida nasceu em Porto Murtinho, estão em Três Lagoas desde 2006.
Ortega de camisa vermelha e Maria Aparecida
“Graças a Deus, nosso sonho ganha a cada dia mais participantes, visto que, estamos de portas abertas para todos e todas que se interessam pela cultura, música, culinária, religião e muito mais de nossas raízes. Esperamos contatos pelo whatsapp (67) 9 9892-1206.” disse Ortega, responsável pelos deliciosos churrascos pantaneiros em três Lagoas.
A Colônia Paraguaia no município foi oficialmente fundada na noite do último dia 14, em concorrido evento.
Na ocasião, por unanimidade, Maria Aparecida foi escolhida como presidenta da Colônia Paraguaia em Três lagoas.
Segundo informações, o Professor José Bento de Arruda e Jornalista Cláudio César ajudaram no processo de tornar realidade este sonho de mais de 15 anos.
“Participar deste momento é não somente uma grande honra, mas também a chance de contribuir com a tradição da identidade dos povos da fronteira, que é muito rica em todos os sentidos e, vamos continuar nesta luta para que possamos alcançar o maior número possível de filiados.” relatou Professor José Bento.
Esquerda para direita: Ortega, Maria Aparecida, Cláudio César, José Bento e Afrânio Azambuja
Por sua vez, Cláudio César destacou a presença de muitas culturas em Três Lagoas e, grande vontade de receber todas as pessoas na Colônia Paraguaia “Nossa cidade, por sua trajetória de crescimento, recebe todos de braços abertos, assim é nosso objetivo na Colônia, também propiciar ambiente confortável e receptivo para que as pessoas se sintam abrigadas ao nosso lado” disse ele.
O Vereador Dr. Issam fares Júnior, marcou presença no ato de formação e filiação da Colônia Paraguaia.
“É uma cultura maravilhosa de um povo maravilhoso, é muito rica em todos os sentidos e, me sinto honrado pelo convite do casal Ortega para participar de momento tão importante na história de Três Lagoas” enfatizou Dr. Issam.
A presidenta deixa o contato particular para maiores informações e filiações.
“Meu telefone é (67) 9 9147-3813, neste número as pessoas que vieram de alguma cidade da fronteira ou aquelas que se interessam por nossa cultura podem entrar em contato para saber mais informações ou marcar uma visita para tomar tereré ou comer uma chipa ou sopa paraguaia, ou simplesmente nos conhecer, pois adoramos novas amizades.”
CHURRASCO PANTANEIRO – No próximo dia 14 de julho, a Colônia Paraguaia de Três Lagoas vai promover seu primeiro evento oficial, que será o Churrasco Pantaneiro, com apresentações musicais ao vivo, no espaço Arenamix, pelo valor de apenas R$ 60,00 (sessenta reais), a partir das 11h30. “Todo o lucro arrecadado será compartilhado com entidades sociais da cidade.” afirmou a presidenta Maria Aparecida.
VÍDEO: O Jornalista Fábio Campos recebeu em seu programa A Hora da Notícia, na Rádio Caçula, a presidenta Maria Aparecida, ao lado de Cleiton Gonçalves e Diógenes de Oliveira para abordar o tema Colônia paraguaia em três Lagoas.
“Pelo jeito que estou vendo a vontade dos organizadores da Colônia Paraguaia em Três Lagoas, com certeza o evento denominado “Churrasco Pantaneiro” vai entrar para o calendário anual de eventos no município” disse Fábio Campos.
“Demoramos para tirar o sonho do papel e tornar real esta vontade de compartilhar o que temos de melhor, mas na vida da gente tudo tem um momento certo para Deus”, palavras da presidenta Maria Aparecida.
Veja algumas imagens do ato de filiação na Colônia