Alerta da NASA: asteroide gigante do tamanho de um estádio está se aproximando da Terra

Créditos: depositphotos.com / RType

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA emitiu um alerta sobre um asteroide monstruoso que deve passar pela Terra nas próximas horas. Chamada de 2024 ON, a rocha espacial celeste mede 290 metros de diâmetro, aproximadamente o tamanho de um estádio de futebol. A rocha está sendo monitorada pelo Virtual Telescope Project.

O asteroide potencialmente perigoso foi capturado pelo projeto em 9 de setembro, voando a quase 40 mil km/h, informou o The Independent. Apesar da velocidade e do tamanho intimidantes do 2024 ON, espera-se que ele passe a cerca de 999 mil quilômetros da Terra, o que equivale a 2,6 vezes a distância média da Lua.

Quais são os riscos do asteroide 2024 ON?

Por causa dessa distância considerável, não se acredita que a rocha cósmica seja uma ameaça real. No entanto, se ele se desviar de sua trajetória atual, isso poderá ter consequências importantes, segundo o The Independent. A pedra de cascalho intergaláctica passou pela Terra pela primeira vez em 2013 e não deve retornar antes do ano de 2035.

O asteroide 2024 ON é um dos cinco asteroides que foram observados passando perto de casa recentemente, com os outros variando entre o tamanho de uma casa e de um avião. O mais próximo desses asteroides passou a 524.000 quilômetros do nosso planeta, uma distância que é considerada segura, conforme mencionado pela embaixadora do Sistema Solar da NASA, Brenda Culbertson.

O que são Asteroides Próximos da Terra (NEO)?

Esses seixos interestelares são conhecidos como Asteroides Próximos da Terra (NEO). A NASA os define como objetos que têm diâmetros maiores que 140 metros e órbitas que os colocam a 7,3 milhões de quilômetros da órbita da Terra ao redor do Sol. Esses asteroides recebem atenção especial devido a seu potencial de passar perigosamente perto do nosso planeta.

Anúncios

O Virtual Telescope Project é uma ferramenta crucial nesse monitoramento. Este projeto capta imagens e dados precisos que ajudam a NASA e outras agências a rastrear as trajetórias destes corpos espaciais com grande precisão. Graças a estas iniciativas, podemos antecipar possíveis perigos e nos preparar com antecedência.

Receba Informações na Palma da Sua Mão