CASTILHO – Alunos do 6º ao 9º ano da escola Maria Dauria (Projeto Jupiá), viverão uma experiência inédita nos próximos dias. No pátio da unidade escolar está a carreta móvel do hospital de Amor denominada “Missão Gênese”, na qual os alunos farão visita imersiva abordando um tema complexo de maneira lúdica.
O projeto “Missão Gênese – Uma Jornada Nanocientífica” surgiu em 2017, após 2 anos de pesquisas, mediante a necessidade de conscientizar adolescentes sobre a cultura do autocuidado e da qualidade de vida com foco na promoção de saúde e prevenção do câncer.
Na tarde desta quinta-feira,17, o prefeito Paulo Boaventura juntamente com a primeira dama Edileuza foi conhecer de perto o funcionamento da unidade móvel.
Os diretores das escolas municipais, bem como a secretária de Educação – Silvânia Cintra, e o de Saúde – Demilson Cordeiro, também participaram da apresentação interativa da carreta.
De acordo com Keneder Jesus Marino, supervisor das unidades móveis de Educação do Hospital de Amor, o trabalho deles é 360.
“Trabalhamos a prevenção primária, a prevenção secundária e o tratamento oncológico. A gente olha 360, antes da doença aparecer, durante e pós”, explicou ao grupo de diretores.
Para a secretária Silvânia, esse projeto carreta Gênese realmente tem um método lúdico e trata-se de uma iniciativa que traz muito aprendizado.
Mais que estimular o conhecimento dos alunos, o projeto quer motivá-los a cultura do autocuidado e a prevenção do câncer de forma lúdica. Porém, busca outro fator: transformar esses alunos em multiplicadores de informação e prevenção.
MISSÃO GÊNESE – Dentro da carreta o aluno é transformando em protagonista de uma aventura de investigação cientifica. Recrutado por um departamento secreto do Hospital de Amor, ele fará parte de um grupo muito especial. Cada participante terá um papel diferente e fundamental na missão. Trabalhando em equipe, eles aprenderão, por meio de jogos e desafios, que hábitos saudáveis e escolhas inteligentes trazem enormes benefícios e diminuem o risco de se desenvolver câncer ao longo da vida.
Os temas abordados nessas atividades são inseridos por meio de jogos interativos dispostos em 5 setores e a magia principal ocorre no setor 3, dividido em 6 estações de jogos. O tempo necessário para que cada grupo passe por todas as estações é de aproximadamente 40 minutos.