Dois dias após Janja xingar Elon Musk no G20, vice-líder da oposição pediu que Itamaraty crie regras para atuação das primeiras-damas
Na segunda-feira (18/11), dois dias após o xingamento, o vice-líder da oposição na Casa, Evair de Melo (PP-ES), registrou uma indicação ao chanceler Mauro Vieira pedindo “protocolos claros e rigorosos” às primeiras-damas.
“Malgrado a primeira-dama não exerça cargo público formal, sua posição e atuação em eventos internacionais inevitavelmente carregam peso simbólico, sendo interpretadas como reflexo das diretrizes do governo brasileiro. A conduta leviana evidenciada não apenas desrespeita o decoro esperado de um representante de nossa República, mas também expõe a inidoneidade e falhas estruturais na organização e orientação de membros simbólicos que integram eventos de alta relevância internacional”, diz o deputado.
Dentre as sugestões enviadas ao chanceler, estão, por exemplo, orientações sobre conduta e linguagem, treinamento básico às primeiras-damas sobre relações internacionais e supervisão da Secretaria de Comunicação sobre discursos.
Uma indicação é uma espécie de “sugestão” do parlamentar para que outro órgão, no caso o Ministério das Relações Exteriores, tome as providências que lhe sejam próprias sobre determinado tema.
No sábado (16/11), em um evento paralelo ao G20 que abordava o tema da desinformação, Janja usou o termo “fuck you” – que, traduzido para o português, significa “vai se foder” – para se referir ao bilionário Elon Musk.
Na ocasião, a fala da primeira-dama foi interrompida por uma falha no som, e ela brincou: “Acho que é o Elon Musk”. Em seguida, emendou: “Eu não tenho medo do você, inclusive. Fuck you, Elon Musk”.