Castilho encerrou na manhã desta quarta-feira (27), mais um curso de capacitação para professores da educação infantil que atendem as crianças de 4 e 5 anos. Além dos professores, gestores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino participaram da iniciativa promovida pelo Ministério da Educação em 15 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.
Neste encontro final do curso, os educadores fizeram apresentações dos seus Trabalhos de Percurso, com o objetivo de apresentar uma prática pedagógica com foco na leitura e escrita, realizada nas suas respectivas unidades escolares e que repercutiram positivamente em sala de aula.
E foram muitos os resultados satisfatórios, de acordo com a Coordenadora Geral da Educação Infantil (4 e 5 anos), Janaína Balbino Veloso, que foi a Formadora Municipal do LEEI.
O LEEI é uma proposta de desenvolvimento profissional que utiliza a Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil como material didático e faz parte do Compromisso Nacional “Criança Alfabetizada”. Castilho foi um dos Municípios a realizar as formações do LEEI durante este ano.
O programa tem por objetivo ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita.
Todo esse processo é realizado respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida.
“A literatura estimula a imaginação, incentiva a criança a criar suas próprias histórias e a aplicar o conhecimento adquirido em novas situações de vida. Isso mostra que valorizar a importância da leitura na educação infantil ajuda no crescimento individual do aluno em todo processo educacional. E aqui em Castilho, nossos educadores tiveram a oportunidade de aprender mais sobre esse processo através do LEEI, sob a orientação da nossa Coordenadora Janaína, que trabalhou com muita dedicação e carinho nesse projeto”, avaliou a secretária municipal de Educação, Silvânia Cintra.