CASTILHO – O trabalho em prol de um meio ambiente de qualidade tem sido cada vez mais recorrente em Castilho. Só neste ano de 2024, entre os meses de março e novembro foram coletados 284 litros de óleo de cozinha usados.
“Com essa quantia coletada evitamos a contaminação de mais de 280 milhões de litros de água”, estima a secretária municipal do Meio Ambiente, Jéssica Afonso. Ela foi a responsável pelo desenvolvimento da coleta com o aval do prefeito Paulo Duarte Boaventura.
A cada dois litros de óleo entregues na secretaria, o castilhense recebeu um vidro de detergente. Uma forma de mobilizar as pessoas na proteção do próprio meio ambiente.
De acordo com a secretária municipal, reciclar o óleo de cozinha é uma ação de grande importância, pois a capacidade poluente deste resíduo é muito alta.
“Desta forma, o descarte do óleo não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem junto ao lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam a contaminação do solo e dos corpos hídricos”, explica Jéssica.
Para participar, o ideal é colocar o óleo usado em uma garrafa pet e levar no ponto de coleta: Secretaria Municipal de Meio Ambiente (anexo a estação ferroviária).
Orientações para o descarte correto:
– Deixe o óleo esfriar
– Coloque em uma garrafa pet
– Levar a garrafa ate o ponto de troca (Secretaria de Meio Ambiente)