I Encontro de Folias de Reis reuniu cerca de 300 foliões na Praça Matriz de Castilho

Fotos:cardososom- castilhoenoticia.com/Cortesia

Neste domingo (15), o Governo de Castilho deu mais um passo significativo na consolidação de suas políticas públicas de incentivo à Cultura, recepcionando na Praça Matriz cerca de 300 foliões que vieram de várias cidades da região para prestigiar o I Encontro de Folias de Reis de Castilho.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, este encontro celebra o sucesso absoluto da Companhia de Reis “Família de Belém” que foi criada com total apoio do Poder Público Municipal e as bênçãos do pároco Paulo Sérgio Martins há exatos três anos, quando o Brasil começava a retomar suas atividades coletivas pós-pandemia.

As companhias convidadas, começaram a chegar em Castilho por volta das 08h00, quando fizeram check-in e se dirigiram para um farto café da manhã antes de começarem as apresentações que se seguiram até as 15h00. Dentre todos os municípios participantes, as companhias “Estrela Guia” de Paranaíba, no Mato Grosso do Sul, e “Renascer Com Cristo”, de Auriflama-SP, foram as participantes mais distantes.

Todas as 08 companhias presentes no Encontro, foram homenageadas com troféus e medalhas entregues pelo Prefeito Paulo Boaventura, pela Secretária de Educação, Cultura e Desporto – Silvânia Cintra, pela Assessora de Cultura – Aparecida Adono, Claudionor Donizete – representante da “Família de Belém”, e pelo festeiro castilhense Leônidas de Deus, fundador da Companhia “Estrela do Oriente”.

Além do café da manhã, as companhias também desfrutaram de um rico almoço, com cardápio variado e farto, sendo ambos servidos na Sede Social “São José”, que foi gentilmente cedida à Prefeitura de Castilho pelo Padre Paulinho.

PATRIMÔNIO IMATERIAL
Ainda durante a Missa celebrada na Igreja Matriz “São José”, Padre Paulinho elogiou o trabalho da Companhia “Família de Belém” na preservação desta tradição cultural e religiosa que é de grande importância para o fortalecimento da fé e manutenção de um dos rituais culturais de maior tradição no município.

O pároco também pediu ao Prefeito Paulo Boaventura e à Secretária Silvânia Cintra, que oficializem a tradição dos Santos Reis como Patrimônio Cultural Imaterial de Castilho, com objetivo de assegurar que essa celebração transmitida de geração em geração, nunca deixe de existir no município.

Padre Paulinho ainda abençoou a Companhia “Família de Belém”, cujos devotos foliões deixaram a Igreja Matriz para abrir oficialmente o I Encontro de Folias de Reis de Castilho.

 

Receba Informações na Palma da Sua Mão