Sob o comando do prefeito Paulo Boaventura, a Prefeitura de Castilho superou todas as expectativas de seus cidadãos e visitantes com a riquíssima programação do NATAL ACOLHEDOR 2024. Mas, dentre todos os eventos e atrativos que começaram antes do encerramento de novembro, uma iniciativa se destacou, chamando atenção de toda a região: a CASA DO NOEL.
O espaço encantador criado pela decoradora castilhense Márcia Bacurau, proporcionou aos visitantes uma viagem mágica com milhares de luzes ornamentando incontáveis temas natalinos, uma requintada mesa de jantar, lareira, luminária e trem jorrando neve constantemente, dezenas de pelúcias, infláveis e até mesmo uma cama de nuvens sobre a qual o trenó do Papai Noel alçava voo.
A exposição foi oficialmente aberta ao público às 18h00 do dia 29 de Novembro, permanecendo aberta à visitação até neste primeiro domingo de 2025, sempre das 19 às 22hs e com entrada franca. Ao longo deste período, a Casa do Noel só foi fechada nas vésperas e dias de Natal e Ano Novo, além de três outras oportunidades.
SUCESSO DE PÚBLICO
A partir do dia 11 de dezembro, o setor de Turismo da Prefeitura iniciou um monitoramento para conhecer melhor o público que visitou a exposição temática, promovendo o registro de nomes e cidade de origem dos visitantes. Os resultados foram surpreendentes e confirmam o sucesso absoluto de mais um projeto ousado da Prefeitura de Castilho:
Nos 21 dias monitorados pelas equipes voluntárias do Governo Municipal, um total de 2.794 pessoas assinaram o Livro de Visitas, que equivale a um público médio de 133 visitantes por noite.
“Se aplicarmos esta média ao período total de visitação que foi de 33 dias, chegamos a um público estimado em 4.389 pessoas. É importante destacar que estes números não incluem as centenas de crianças menores de 06 anos que visitaram a Casa do Noel e cujos nomes não foram registrados pelos pais ou responsáveis. Além deles, reservamos todo o período de 02 a 06 de dezembro para visitação exclusiva de aproximadamente 2.500 crianças da rede municipal de Ensino, que se deslumbraram com a decoração acompanhados por professores e funcionários das escolas e creches castilhenses durante os períodos matutino e vespertino”, analisa a Secretária de Agricultura e Turismo, Rejane Flor.
Na prática, de acordo com as projeções realizadas pelo setor, em pouco mais de 30 dias, pelo menos 8 mil visitantes prestigiaram esta exposição inédita promovida pela Prefeitura de Castilho.
CURIOSIDADES
O levantamento realizado pelo setor de Turismo também revelou que praticamente todos os Estados brasileiros foram representados nestas visitações:
“No período monitorado, só não foram registradas visitas de moradores do Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Maranhão, Tocantins, Paraíba, Sergipe e Bahia. De todos os outros – incluindo o Distrito Federal, tivemos pelo menos 01 visitante. Tirando São Paulo, o estado de Minas Gerais lidera o ranking de visitantes, seguido de perto pelo Mato Grosso do Sul”, completa Rejane sobre os dados resultantes deste estudo.
Outro dado de grande relevância revelado pelo monitoramento, foram as visitas de moradores de outros países, como África, Irlanda, Cuba, Austrália e, em destaque, o Japão.
“Estes dados são de grande utilidade para que a Prefeitura possa impulsionar com maior eficiência e precisão a divulgação de suas programações fora do município. Além disso, o enorme alcance de público fortalece nossas justificativas na hora de solicitar apoio dos governos Estadual e Federal na realização de outros eventos”, finaliza Rejane.