(Foto: Reprodução/Organização)
O evento promete uma noite repleta de devoção, música e gastronomia, e será realizado no Centro Comunitário do Bairro Paranapungá.
A tradicional Folia de Reis será celebrada neste sábado (11) em Três Lagoas. O evento promete uma noite repleta de devoção, música e gastronomia, e será realizado no Centro Comunitário do Bairro Paranapungá, localizado na Rua Aniceto Antônio Arão, esquina com a Rua Cesar Lajes Canela. A organização está a cargo da a Cia de Reis Estrela de Belém.
O evento está marcado para ter inÃcio à s 18h, a celebração começará com a reza do Terço, em agradecimento ao Menino Jesus e aos Santos Reis.
Segundo os organizadores, o casal Cleyton Veloso de Castilho e Edelma Dias (Mell), logo após o terço, terá um jantar especial, preparado com todas as doações arrecadadas. A alimentação será gratuita e contará com um cardápio variado.
É importante ressaltar que as bebidas serão vendidas a preços acessÃveis, porém, a Cia de Reis Estrela de Belém ressalta que não tem vÃnculo com a venda de bebidas, apenas com a alimentação.
Encerrando a noite, o grupo Renata e Juliano, anteriormente conhecido como “Garotas do Forró”, comandará a festa com muita música.
Cardápio:Â
-  Arroz à neve
- Frango frito
- Carne com batata
- Macarrão com carne moÃda
- Macarrão com frango
- Feijão tropeiro
- Porco frito
- Churrasco com mandioca
Ainda estão sendo aceitas doações para o churrasco. Qualquer contribuição será muito bem-vinda e ajudará a tornar esta celebração ainda mais especial.
Origem da tradição:
A Folia de Reis é uma celebração tradicional católica de origem espanhola e portuguesa, que foi trazida ao Brasil possivelmente durante o perÃodo de colonização. Segundo especialistas, a festa pode ter sido utilizada como instrumento de catequização dos povos indÃgenas, integrando aspectos religiosos e culturais.
A festividade é inspirada no relato bÃblico da visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus após seu nascimento. Os Reis Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar presentearam Jesus com sÃmbolos profundos: ouro, representando a realeza e a beleza; incenso, simbolizando a divindade e a fé; mirra, associada à imortalidade.