Dois primeiros projetos são apresentados à população neste mês de março. Inovação é o principal destaque das propostas Culturais
Quem navega pelas postagens de amigos nas redes sociais já deve ter encontrado alguns posts anunciando projetos culturais em andamento e que serão (ou já estão sendo) apresentados aos castilhenses e internautas em geral ainda neste ano de 2025.
Tratam-se de projetos aprovados pela 1ª edição da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, que começou a selecionar propostas em todo o país desde o ano passado e renovará esse apoio federal pelos próximos cinco anos, sempre contemplando novas iniciativas.
No total, 28 propostas de artistas castilhenses foram aprovados nesta primeira etapa local da PNAB. Os frutos destas propostas, renderão apresentações culturais musicais, de dança e folclóricas, exposições de artesanato em diferenciadas técnicas, artes plásticas, e também cursos, que serão divulgados à população de acordo com o cronograma de execução de cada projeto aprovado.
As primeiras amostras de resultados desse incentivo federal foram apresentados aos castilhenses e visitantes durante a segunda etapa da 3ª Semana Cultural “O Que Castilho Tem de Melhor”, realizada no final do ano passado, no complexo da Feira Central do Produtor Rural, quando aproximadamente 22 artistas expuseram suas técnicas em artesanato, bonecaria, marcenaria e escultura, pintura facial, trançagem capilar e artes plásticas.
Série “ENTRE ATO”
Aqueles que são apaixonados pela arte de incorporar personagens e dar vida a belas histórias tanto nos palcos quanto nas telas, não podem deixar de acompanhar esta outra produção castilhense: a série “Entre Ato”.
Produzida por Lucélia Souza (Célinha) que é sem dúvida alguma a mais completa atriz e dançarina castilhense em atividade, esta WebSérie começou a ser divulgada na terça-feira passada, dia 11 de março e promete entregar aos cinéfilos uma produção a cada nova terça-feira, completando um ciclo de 06 episódios baseados em monólogos com textos conceituados da literatura.
O projeto tem a direção da cineasta “castilhense” Edilene Spitaletti, que também é atriz, dançarina e jornalista e cujo documentário “Espectro” produzido em Castilho em 2023 com recursos da Lei Paulo Gustavo, já está inscrito em pelo menos 12 Festivais Nacionais e Internacionais de Cinema.
O primeiro episódio da WebSérie, intitulado “Sou Feita de Retalhos”, leva às telas ‘um abraço em forma de texto’, produzido por Cris Pizzimenti e pode ser assistido no canal da cineasta, disponível no Youtube: https://youtu.be/HBn35SHNZMA.
O segundo episódio foi liberado agora a pouco na plataforma Facebooke e faz uma homenagem à grande poetisa andradinense Cora Coralina. Para assistir “Estas Mãos”, acesse o link: https://www.facebook.com/share/v/1DPnPqBqnf/.
Ah, mas não esqueça de se inscrever no canal, curtir o vídeo e ativar o “sininho” das Notificações para ser informado sobre os próximos vídeos publicados e não perder nenhum episódio.
ORGANISMO RURAL MUSIC
Já que o assunto é inovação, a próxima iniciativa resultante da PNAB 2024 e que já tem data e local confirmados, é o “Organismo Rural Music”, uma proposta ousada que levará Música e Cultura até a Zona Rural do município.
Renato Ortunho, que é líder do Grupo Organismo e co-autor do projeto aprovado pela Lei de Incentivo do Ministério da Cultura, disse que o objetivo principal do Rural Music é proporcionar aos moradores rurais o mesmo acesso à Cultura que é tão comum na área urbana do município.
“São raros os eventos culturais realizados na área rural. Geralmente, os poucos que existem, estão ligados a rodeios, prova dos tambores ou alguma festividade promovida por associações rurais, além de algumas atividades das UBSs ou escolas. Mas Castilho pos…