Março Lilás: hoje teve o dia “D” contra o câncer do colo de útero em Castilho

CASTILHO – Hoje, 29 de março, o Centro Integrado de Saúde (CIS) de Castilho sediou o Dia D da Campanha Março Lilás, uma iniciativa que visa promover o rastreamento do câncer do colo de útero.

De acordo com o secretário de Saúde, Demilson Cordeio, a ação, ocorreu  das 8h às 14h, ofereceu coleta de Papanicolau, rastreamento sorológico de HIV e Sífilis, além de testes para detecção de Tuberculose.

A importância dessa ação não pode ser subestimada. O câncer do colo de útero é uma das principais causas de morte entre as mulheres em idade reprodutiva. No entanto, com o rastreamento adequado, é possível detectar lesões precoces e prevenir o desenvolvimento da doença.

Durante a Feirinha do Produtor Rural, realizada na última quarta-feira, várias mulheres foram cadastradas e agendadas para realizar os exames. Outras já fizeram agendamento em suas UBSs.
No entanto, ainda há tempo para aquelas que não agendaram. Basta procurar a Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa ou entrar em contato com o Agente Comunitário de referência para marcar um horário, pois a coleta de Papanicolau ocorre regularmente em todas as unidades de saúde, inclusive no horário noturno (até às 19h), durante todo o ano.

A Prefeitura de Castilho, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância da participação das mulheres nessa ação. O Março Lilás é um mês dedicado ao rastreamento do câncer do colo de útero, e é fundamental que as mulheres sejam conscientizadas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Não perca a oportunidade de se proteger e proteger suas amigas e familiares. Participe do Dia D da Campanha Março Lilás e faça sua parte na luta contra o câncer do colo de útero.

Receba Informações na Palma da Sua Mão