Após ter anunciado o lançamento de foguetes com satélites para viabilizar redes móveis por satélite, a SpaceX demonstrou as primeiras mensagens enviadas por meio do serviço da Starlink. A ideia da empresa é eliminar as zonas mortas pelo planeta, especialmente em áreas mais isoladas.
Não foram divulgadas muitas informações sobre o envio das mensagens, como a taxa de sucesso ou o tempo que demorou até que os conteúdos fossem enviados. Mesmo assim, a foto publicada indica que já é possível mandar e receber mensagens curtas, e até mesmo alguns emojis.
Esse é exatamente o objetivo inicial do projeto, já que o suporte para envio de voz, mídia ou outros arquivos mais pesados deve ficar apenas para 2025. Além disso, a velocidade de conexão deve ficar em cerca de 5 a 7 Mbps, que representa apenas uma fração do que é registrado em redes móveis 4G ou 5G.
Tecnologia da Starlink pode eliminar zonas mortas de sinal no planeta (Imagem: Divulgação/SpaceX)
Envio de voz e dados deve chegar no futuro (Imagem: Divulgação/SpaceX)
Mesmo assim, várias operadoras já possuem interesse em utilizar essa infraestrutura, incluindo a T-Mobile que tem operação nos EUA. Na América Latina, uma empresa parceira é a Entel, que atua no Chile e Peru.
Créditos: Canaltech.