Em 1997, uma história muito estranha surgiu nos Estados Unidos, apontando que em Ellensburg, Washington, existia um buraco sem fundo com propriedades mágicas. Apesar de ser geologicamente impossível, a história se espalhou, mas o tal buraco nunca foi encontrado.
- De acordo com as alegações, o buraco tem cerca de 24 mil metros de profundidade e possui propriedades mágicas e misteriosas;
- No entanto, se ele fosse tão profundo assim, ele entraria em colapso;
- Os pesquisadores acham que a história é uma lenda urbana baseada em um mina de ouro local.
Era noite de 21 de fevereiro, quando um homem chamado Mel Waters ligou para o Talk Show de rádio “Coast to Coast with Art Bell”, alegando que em sua propriedade, a cerca de 14 quilômetros a oeste de Ellensburg, Washington, existia um buraco tão fundo que os moradores da cidade jogariam todo lixo nele, e ele nunca encheria.
Como sempre, eu trouxe os cachorros comigo… eles não chegariam nem perto daquela maldita coisa e se eu tentar trazê-los para lá na coleira, eles simplesmente cavarão os pés e não chegarão perto do buraco. (Mel Walter, em chamada no Talk Show)
Além disso, também foi apontado que rádios que eram colocados próximos tocavam músicas antigas, e metais se transformavam em outros materiais e substâncias. A história se espalhou e outras pessoas afirmaram ter visto o buraco, mas a localização exata dele nunca foi revelada.
A verdade sobre o buraco
A crosta terrestre possui cerca de 30 quilômetros de profundidade, podendo chegar até 100 em cadeias montanhosas. Assim, caso fosse verdade, o buraco relatado por Walters seria o mais profundo da crosta, com quase o dobro de profundidade do poço Kola Superdeep, na Península de Kola, no noroeste da Rússia, que atinge 12.263 metros e que detém o título de buraco mais fundo feito pelo homem.
Além disso, investigações na região descobriram que não existia nenhum Walter na região, muito menos sua esposa, que na história, trabalhava em uma universidade onde conseguiu uma linha de pesca tão grande. Powell acredita que a lenda, na verdade, foi baseada em uma mina de ouro local, que possui cerca de 27 metros de profundidade.
Olhar Digital