Coca-Cola surpreende e anuncia investimento bilionário no mercado brasileiro

Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

A Coca-Cola, destacando o Brasil como um mercado crucial em 2023, pretende aumentar substancialmente seus investimentos no país. Os recursos serão direcionados para a modernização e expansão das instalações de produção e da rede logística, bem como para fortalecer a conexão com o varejo de pequeno e médio porte, por meio do aumento na disponibilidade de refrigeradores e materiais promocionais.

A gigante das bebidas planeja investir R$ 4 bilhões no Brasil, abrangendo toda a estrutura do Sistema Coca-Cola, que inclui engarrafadoras e distribuidoras do grupo, como Coca-Cola Femsa, Andina e Solar. Esse montante representa um acréscimo de R$ 1 bilhão em relação à média de investimento anual nos últimos dois anos, visando a expansão do portfólio de produtos no mercado nacional.

Com mais de um milhão de pontos de venda no território brasileiro, esse aporte bilionário evidencia o compromisso contínuo da Coca-Cola com o mercado brasileiro. Bruno Pietracci, presidente da Coca-Cola para a América Latina, ressalta em entrevista exclusiva ao INSIGHT a importância do Brasil como o quarto maior mercado global da empresa, liderando na América Latina ao lado do México. A região, com 39 mercados e mais de 500 milhões de consumidores, registrou um crescimento de 4% no volume de vendas em 2023.

Apesar de a empresa ter apresentado um crescimento global de volume de 2% no último ano, com aumento de lucro de 12% em relação a 2022, os dados específicos por país não foram divulgados. Mercados emergentes como Brasil e Índia desempenharam um papel crucial nesse crescimento, enquanto nos mercados desenvolvidos o aumento foi de 1%.

Bruno Pietracci, que assumiu a liderança na América Latina em fevereiro de 2023, destaca a diversificação do portfólio da empresa, que agora inclui além dos refrigerantes tradicionais, bebidas como os chás Leão, o energético Monster, a água Crystal e novidades no segmento de bebidas alcoólicas prontas para consumo. O lançamento da Jack & Coke no Brasil e as novas versões de gin tônica em lata da marca Schweppes, lançadas durante o Carnaval, são os destaques.

A Coca-Cola busca incorporar sustentabilidade e empreendedorismo em suas estratégias, com metas como a coleta e reciclagem de 100% das embalagens até 2030. O investimento de R$ 4 bilhões não apenas busca expandir a presença da marca, mas também alinhar as operações da empresa com práticas de sustentabilidade e crescimento responsável.

Com informações de O Republicano

Receba Informações na Palma da Sua Mão