SadiaK123/ Pixabay
Insetos podem ser usados em quase todas as receitas: pães, biscoitos, massas, tortilhas e etc
Se no jantar lhe servissem um prato de grilos ou minhocas, você comeria? Embora muitas pessoas possam achar esses bichos nojentos, os insetos são considerados uma alternativa para combater a fome no mundo. Especialistas apontam que é uma forma de enfrentar os desafios alimentares e nutricionais.
A partir dessa abordagem, em 2016, Alejandro de la Brena Meléndez, que na época era estudante de engenharia biotecnológica no Instituto Tecnológico de Monterrey, e seus colegas Francisco Pérez e Cristina Clocchiatti criaram a Griyum, uma empresa emergente de cultivo de grilos.
Das 549 espécies comestíveis que existem no México, entre minhocas, formigas e gafanhotos, a empresa decidiu trabalhar com o grilo Acheta domesticus, porque sua produção não exige tantos recursos naturais.
Nutrição
Além disso, possuem alto valor nutricional,100g de grilo fornecem aproximadamente 69g de proteína, enquanto 100g de frango um pouco mais de 22g. Desses insetos se aproveita até 80% do animal, enquanto comente 55% do frango e do porco, e apenas 40% da carne bovina.
Graças a isso, esses insetos podem ser usados em quase todas as receitas: pães, biscoitos, massas, tortilhas, guloseimas para cães, ração para gado, salgadinhos e até cerveja.