A cartada final: Lula quer retorno de petistas históricos, envolvidos no Mensalão e Lava Jato, para tentar reforçar a base para 2026

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo informações do Poder 360, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está buscando trazer de volta ao cenário político em 2026 figuras históricas do PT que foram afastadas devido ao Mensalão e à Lava Jato. Entre os nomes estão José Dirceu, João Paulo Cunha, Delúbio Soares e José Genoíno, que poderiam concorrer a deputados federais nas próximas eleições.

Figuras históricas do PT como o ex-deputado e ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro Delúbio Soares foram à festa do partido, em Brasília. Foto: Sérgio Lima/Poder360.
O objetivo de Lula é fortalecer o apoio no Congresso para uma possível reeleição, trazendo de volta uma “tropa de choque” mais experiente. Ele acredita que os processos judiciais já passaram e não são mais impedimentos para o retorno desses antigos aliados.

No entanto, essa estratégia de Lula vai contra o desejo de algumas alas do PT que buscam renovar os quadros nas próximas eleições. Há críticas internas de que o partido depende muito da figura do presidente e tem poucos nomes competitivos no cenário nacional.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência, procurada pelo Poder360, negou as informações, afirmando que o presidente Lula não comentou sobre quem deseja ou não ser candidato em 2026.

Apesar disso, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu tem se destacado nas últimas semanas, reunindo políticos importantes em sua festa de aniversário e sendo um dos poucos petistas a comparecer aos atos organizados por movimentos de esquerda. Apesar de afirmar que não pretende disputar um cargo eletivo, correligionários já trabalham por uma candidatura.

João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, também tem ganhado prestígio partidário e político. Ele e Dirceu são vistos como os que têm maiores chances de vitória em 2026.

Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, e José Genoíno, ex-presidente do PT, também voltaram a ter uma atuação partidária mais intensa nos últimos anos. No entanto, a situação eleitoral de Delúbio é vista como uma das mais complexas, já que ele é de Goiás, um estado dominado pelo agronegócio.

Receba Informações na Palma da Sua Mão