Fim dos óculos? Nova lente que corrige astigmatismo e ‘vista cansada’ ao mesmo tempo acaba de ser lançada no Brasil; veja

Reprodução

CooperVision, renomado fabricante de lentes de contato, acaba de lançar no Brasil a Biofinity® Toric Multifocal, uma lente de contato inovadora que corrige simultaneamente o astigmatismo e a presbiopia. Anteriormente, pacientes que enfrentavam ambas as condições precisavam recorrer a soluções separadas, como lentes tóricas para o astigmatismo e lentes multifocais para a presbiopia, ou depender de óculos para complementar a correção. Agora, com essa inovação, eles podem desfrutar da conveniência de uma única lente que aborda ambas as condições, simplificando o processo de correção visual.

A Biofinity® Toric Multifocal combina tecnologias já utilizadas pela empresa em lentes tóricas e multifocais, proporcionando uma visão clara em distâncias próximas, intermediárias e distantes. Essa lente é uma excelente escolha tanto para pacientes experientes com lentes de contato quanto para novos usuários.

“As pessoas com astigmatismo e vista cansada ganham uma importante opção para lentes de contato, corrigindo simultaneamente a visão de longe e perto”, comenta Regina Noma, presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato (Soblec), entidade filiada ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). “A visão com lente de contato oferece benefícios como mais visão de profundidade, liberdade de movimento, tamanho mais realista dos objetos e maior campo de visão”, finaliza.

Lentes naturalmente hidratadas
As lentes de contato mais recentes, feitas de silicone hidrogel, incorporam uma tecnologia que as mantém naturalmente hidratadas. Em outras palavras, não é necessário o uso de agentes umectantes, como colírios ou tratamentos de superfície, para manter a hidratação.

No entanto, é importante ressaltar que, mesmo com essa tecnologia de hidratação, os pacientes ainda devem seguir as orientações do oftalmologista. A sensação de olho seco pode ocorrer durante o uso ou ao retirar as lentes, portanto, a hidratação adequada dos olhos continua sendo relevante.

“Os hidratantes ideais são aqueles que contém ácido hialurônico associados ou não à carmelose sódica e, de preferência, sempre que possível, sem conservantes”, recomenda Ana Luísa Holling-Lima, oftalmologista do CEOSP / H.Olhos da rede Vision One.

Astigmatismo e presbiopia

astigmatismo, que afeta mais da metade da população brasileira, é caracterizado por um defeito na curvatura da córnea. A córnea, uma estrutura transparente que cobre os olhos e funciona como o vidro de um relógio, apresenta deformações em pessoas com astigmatismo. Isso resulta em uma visão com borrões nos objetos ou até mesmo objetos duplicados e distorcidos.

Por outro lado, a presbiopia é a perda natural da elasticidade do cristalino, uma lente interna dos olhos responsável por focalizar diferentes distâncias de visão. Geralmente, a presbiopia se manifesta após os 40 anos e afeta 100% da população a partir dos 55 anos, correspondendo a 18,3% dos habitantes do Brasil.

“A correção do astigmatismo concomitante à graduação de miopia ou hipermetropia e ainda à presbiopia é uma novidade muito esperada pelos indivíduos com mais de 40 anos”, afirma Ana Luísa. “Se no teste de adaptação de lentes de contato o paciente tiver conforto e visão compatível com suas necessidades, essa nova lente provavelmente será uma escolha frequente”, conclui.

Expectativas para as novas lentes

A combinação de tecnologias que possibilita a correção simultânea em uma única lente representa uma inovação significativa no campo da correção visual. Essa novidade no mercado pode se tornar uma solução conveniente e eficaz para pacientes que enfrentam vista cansada e astigmatismo.

“A comunidade oftalmológica anseia a introdução de lentes tóricas para correção da presbiopia”, comenta a médica. “Muitos presbitas que não usavam lentes de contato por causa do astigmatismo agora dispõem de mais este recurso que com apenas um tipo de lentes, podem corrigir miopia (até -10 dioptrias) ou hipermetropia (até + 10 dioptrias), astigmatismo ( até 5.75) e a adição (até + 2,50) para correção da presbiopia. Esta grade de graus poderá atender a uma grande população”, finaliza.

Receba Informações na Palma da Sua Mão