A proximidade histórica e cultural entre América Latina deu lugar a um novo capÃtulo de tensão internacional. A Venezuela, sob o comando de Nicolás Maduro, emitiu ordens de captura contra o presidente argentino Javier Milei, sua irmã e secretária-geral da presidência, Karina Milei, e a ministra da segurança do paÃs, Patricia Bullrich. A notÃcia foi dada pelo procurador chavista, Tarek William Saab.
Quais São as Acusações Contra Maduro?
Promotores argentinos, Carlos Stornelli e José Agüero Iturbe, solicitaram investigações contra Maduro e outros oficiais venezuelanos, apoiados pelas vÃtimas representadas pelo advogado Tomás Farini Duggan. As denúncias envolvem tortura, sequestro e execuções sumárias, exercidas de maneira sistemática pelo governo venezuelano.
Casos Notórios e Investigações em Andamento
Entre as graves acusações, destaca-se a investigação sobre o desaparecimento de RocÃo San Miguel, uma ativista de direitos humanos. Outros episódios incluem execuções extrajudiciais associadas à s eleições de julho na Venezuela, que foram notoriamente fraudulentas, segundo observadores internacionais.
Impactos Diplomáticos na América Latina
Em resposta à s repressões do governo de Maduro, muitos lÃderes da oposição venezuelana buscaram asilo na embaixada argentina em Caracas. Esse ambiente de perseguição levou o Brasil a assumir a custódia das embaixadas de Argentina e Peru na Venezuela, em um esforço de proteção e representação internacional.